25 de Agosto de 2015 às 15h04min
As borrachas ou elastômeros* são materiais poliméricos que se distinguem pela capacidade de retornar rapidamente à forma e à dimensão originais, quando submetidos a um esforço ou deformação externa que aumente seu tamanho em pelo menos duas vezes. Apesar de conhecidas e utilizadas, para fins lúdicos ou ornamentais, há muito tempo por povos indígenas das Américas, as borrachas só começaram a ter utilização industrial a partir de princípios do século XIX.
Atualmente, consomem-se cerca de 15 milhões de t de borracha por ano no mundo, sendo 1/3 de borracha natural e 2/3 de sintética. As atividades do setor são realizadas em dois estágios principais:
a) produção de materiais;
b) fabricação de artefatos.
A produção de materiais é realizada por duas vertentes distintas:
a) borracha natural — atividade de natureza agroindustrial; e
b) borracha sintética — atividade de base petroquímica. 2 A fabricação de artefatos também é dividida em dois grandes grupos:
* O termo elastômero foi criado em 1940 por Fisher para designar apenas as borrachas sintéticas.
As cargas e os aditivos consumidos pela indústria de borracha representam, ainda, vendas de produtos químicos da ordem de US$ 7 bilhões a 8 bilhões no mundo.
Estima-se que existam, atualmente, entre 50 mil a 60 mil utilizações possíveis para as borrachas.
Os mais de 500 tipos e variedades de borrachas existentes podem ser classificados em cerca de 20 grupos principais, identificados por siglas ou nomes comerciais.
A NSO Borrachas com parceria da CrossFit participou do evento Sport - ExpoShow 2015 Evento ocorreu em Joinville/SC nos dias 8, 9 e 10 de maio no Centreventos Cau Hansen.